terça-feira, 27 de outubro de 2009

Tempos de paz - Daniel Filho dirige drama com Tony Ramos

Há cerca de 50 anos na linha de frente do cinema e na TV no Brasil, o ator, diretor e produtor Daniel Filho tem mostrado fôlego na chamada fase de retomada do cinema brasileiro, iniciada em meados dos anos 90. Na contracorrente dos diretores que procuram trabalhos mais personalizados, ele não se preocupa muito com críticas e quer mesmo é o grande público, vide filmes como Se Eu Fosse Você (2006) e Se Eu Fosse Você 2 (2008), grandes sucessos de bilheteria. Em Tempos de Paz, seu filme mais recente, Daniel abre mão do entretenimento direto por uma trama mais complicada e de tons épicos.

Adaptação da premiada peça teatral Novas Diretrizes em Tempos de Paz, de Bosco Brasil, que assina o roteiro, o filme é estrelado pelos mesmos protagonistas do tablado: Tony Ramos e Dan Stulbach. Ator-padrão da Rede Globo há décadas, Ramos interpreta Segismundo, um policial que se vê em maus pedaços depois que o governo Vargas decide libertar todos os presos políticos. Até então, a função do policial era exatamente o controle no serviço de imigração, provocando a revolta de muitos perseguidos políticos que tentam abrigo no País. Entre os seus métodos de trabalho, tortura era algo comum.

Com a nova ordem política, mais democrática com o fim da Segunda Guerra Mundial, Segismundo já começa a imaginar que os inimigos que conquistou na polícia logo podem aparecer. Um dos confrontos inevitáveis de ex-policial é com um ator polonês que, fugindo do nazismo, busca asilo no Brasil para tentar a sorte como pequeno agricultor. O papel, interpretado por Dan Stulbach, é inspirado no ator e diretor polonês Zbginiew Ziembinski (1908-1978), que acabou se tornando um dos nomes mais importantes das artes no País.

Tempos de Paz: Brasil/2009
Direção: Daniel Filho
Elenco: Tony Ramos, Daniel Filho, Dan Stulbach, Louise Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário