sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Besouro – O Filme

Capoeira no centro da ação

O filme brasileiro Besouro mistura ficção, história e cenas de ação para contar a história de um dos mestres da capoeira

Rute Guedes

Atualmente, a capoeira é aceita nas academias de esporte como uma maneira de cultuar o corpo e até como uma forma de socialização e de atração artística e folclórica: é difícil não se render aos movimentos malabarísticos dos capoeristas nem ao ritmo hipnotizante da música que acompanha as apresentações. No filme Besouro, produção nacional que mistura ficção e fatos reais, quem está no centro da roda é a figura de mestre Besouro, capoeirista baiano dos anos 20 considerado invencível por suas habilidades, mas que se tornou um mito também porque no período a capoeira era tratada com muito preconceito e era inclusive motivo de cadeia.

Ao mesmo tempo em que procura localizar cultural e socialmente a capoeira, o diretor João Daniel Tikhomiroff investe na ficção, no potencial do longa como um filme de ação de artes marciais. Não por acaso, as cenas de ação foram coordenadas pelo chinês Dee Dee, responsável por várias coreografias de sucessos de Hollywood que inovaram em sequências de luta, como em Matrix, Kill Bill e O Tigre e o Dragão.

“A participação de Dee Dee foi enriquecedora para a caracterização do longa. Aqui temos um personagem forte e original em uma história que é baseada em lendas locais. Há poucos registros sobre esse homem, pois ele viveu na época da escravidão. Mas foram os fragmentos que encontrei que me impulsionaram a produzir”, diz João Daniel Tikhomiroff.

O capoeirista Besouro (papel do baiano Ailton Carmo), dentro dos costumes do grupo, tinha a missão de cuidar da proteção de seu mestre, Alípio (Macalé). Com o assassinato de seu líder, o personagem, que mora na região do Recôncavo Baiano, busca a proteção dos orixás, enquanto na sobrevivência do cotidiano sofre com o preconceito pela cor e pela pobreza, praticamente uma constante entre os ex-escravos e seus filhos. “Besouro é para os capoeiristas o que Cristo é para os cristãos. Retratá-lo no cinema é uma honra”, diz o baiano Ailton Carmo, que interpreta o protagonista.

Publicitário com diversos prêmios internacionais, o diretor tem longa ligação com o cinema, pois é filho de um dos diretores da Universal Pictures no Brasil, o que lhe deu a oportunidade, além do contato com o meio cinematográfico, de trabalhar como assistente de direção de cinema e fazer documentários ainda bem jovem. No entanto, só agora ele tem a chance de estrear como diretor de um longa.

A ideia surgiu quando se deparou com o livro Feijoada no Paraíso, do escritor carioca Marco Carvalho. “Era um livro fino, com uma seleção de contos baseados nas lendas do Besouro, de quem até então eu nunca tinha ouvido falar. Na hora, fiquei apaixonado pelo personagem do Besouro. Ele me arrebatou”, conta.

Ele diz que o roteiro do longa se inspira no livro, apesar de não ser totalmente fiel a ele e que o filme não é biográfico nem histórico. “É um filme de ficção, uma verdadeira fantasia, baseada nas lendas sobre um homem extraordinário. O filme tem personagens que não existiam no livro, por exemplo. Até porque ninguém sabe exatamente como aconteceu de fato, porque sua história sobrevive em grande parte graças à tradição oral das músicas sobre ele.”

João Daniel explica que a capoeira do filme vem misturada a outros elementos de luta, necessários para o enriquecimento dramático dos embates entre os personagens. Na capoeira do filme, os personagens usam os braços, por exemplo, coisa que não se faz na capoeira tradicional. “E há também a inclusão dos voos, já que uma das lendas sobre Besouro que o filme explora é justamente a sua capacidade mágica de voar”, destaca.

O longa, que está sendo lançado com 160 cópias, vem de uma bem-sucedida carreira na internet:teve mais de 500 mil acessos em dois das dezenas de canais que o YouTube criou para abrigar o trailer.

Besouro – O Filme: Brasil/2009
Direção: João Daniel Tikhomiroff
Elenco: Aílton Carmo, Anderson Santos de Jesus, Jessica Barbosa, Flavio Rocha, Irandhir Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário