sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Che 2

O crepúsculo de Che Guevara

Che 2, do diretor Steven Soderbergh, Narra o ocaso do homem e o nascimento do mito revolucionário

Lançado em duas partes, o filme Che, cinebiografia de revolucionário argentino Ernesto “Che” Guevara dirigida por Steven Soderbergh, mostra dois momentos da vida de um dos principais mitos da América Latina. A primeira parte, Che, foi lançada em fevereiro e conta a juventude do personagem e a tomada do poder em Cuba, ao lado de Fidel Castro. Che 2 mostra a jornada de Ernesto (Benicio Del Toto) depois da Revolução Cubana, mais precisamente o período em que ele deixou o Congo, na África, onde tentou implantar um governo socialista, e sua volta para a América, quando se embrenhou na guerrilha na Bolívia. Guevara nunca saiu de lá e foi assassinado em 9 de outubro de 1967, eternizando-se como mártir e símbolo de rebeldia e luta por gerações.

O projeto nasceu e começou em 2000, quando Steven Soderbergh e Benicio Del Toro trabalharam juntos em Traffic. Del Toro, que, além de se parecer fisicamente com o personagem, sempre tira elogios da crítica, foi eleito como melhor ator no Festival de Cannes do ano passado pelo papel. Che 2 – A Guerrilha é baseado em O Diário do Che na Bolívia, com anotações feitas por ele mesmo, algo que costumava fazer desde a juventude.

Outro lado da vida do líder revolucionário também foi levado recentemente ao cinema, com direção do brasileiro Walter Salles numa coprodução internacional produzida Robert Redford. Trata-se de Diários de Motocicleta, que mostra a juventude de Che Guevara, quando ele ainda era estudante de medicina e resolve viajar de moto com um amigo por vários países latino-americanos. O que começa como uma aventura juvenil termina com a consciência sobre as desigualdades de um continente explorado e miserável, apesar de suas riquezas culturais e naturais.

Che 2 – A Guerrilha: EUA/2008
Direção: Steven Soderbergh
Elenco: Benicio Del Toro, Demián Bichir, Santiago Cabrera, Rodrigo Santoro

Nenhum comentário:

Postar um comentário