terça-feira, 27 de outubro de 2009

Tela animada

Mostra de filmes goianos, nacionais e internacionais marca hoje e amanhã programação do Dia Internacional da Animação. Também haverá debates e lançamentos de revistas em HQ

Goiânia se integra hoje e amanhã, ao lado de mais 400 cidades brasileiras, em comemoração ao Dia Internacional da Animação, evento organizado pelo Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA). Na cidade, o evento será comemorado em duas etapas: embora o Dia Internacional da Animação oficial seja amanhã, numa festa que une mais de 30 países, por aqui a programação começa hoje mesmo, no Cineclube Cascavel, e amanhã, no Cine Goiânia Ouro. Nos dois dias, programação gratuita com exibição de filmes em animação com mostra regional, nacional e internacional e debate com realizadores, além de lançamento de uma revista de história em quadrinhos.

O Dia Internacional da Animação foi criado em 2002 pela Associação Internacional do Filme da Animação (Asifa). Foi nesta data que Émile Reynaud, em 1892, promoveu o que é considerada a primeira exibição pública de imagens animadas, no Museu Grevin, em Paris.

Em Goiás, as cidades de Morrinhos, Anápolis, Morro Agudo de Goiás, Pirenópolis, Santa Cruz de Goiás e Uruaçu também são palco de programações ligadas ao tema. Márcia Deretti e Coelho Nunes, da ABCA/GO, entidade recém-lançada, em parceria com o Cineclube Cascavel, estão à frente da organização do evento, que conta ainda com o apoio do Sebrae-GO. Hoje, às 19h30, no Cineclube Cascavel, no Centro Cultural Cara Vídeo, onde será lançada oficialmente a regional da ABCA, o público poderá assistir a uma mostra de filmes goianos, com seis títulos, seguida de debate com os realizadores.

Evolução
Márcia Deretti, que já atuou num principais polos de animação do Brasil, o estúdio do premiado Otto Guerra (RS), comenta o que considera uma evolução na animação regional. “Pela primeira vez em três anos, a mostra goiana deixa de ser um retrospecto e passa a ser uma panorama de produções recentes. Os filmes selecionados foram feitos a partir de 2008 e em boa parte por diretores estreantes”, avalia a produtora.

“Existe uma vontade evidente de produzir animação, mas faltam incentivo e condições adequadas de produção. As especificidades da linguagem e da produção de desenho animado devem ser consideradas nas exigências e avaliações dos editais”, observa.

Amanhã o evento se muda para o Cine Goiânia Ouro. A partir das 19h, será realizada uma reprise da mostra de filmes goianos, uma mostra nacional (com 10 filmes) e outra internacional (mais 10 filmes). Na mesma sessão a Monstro Comics (selo da Monstro Discos voltado para as revistas de histórias em quadrinhos) lança as revistas Macaco e A Vida é Mesmo uma Maravilha. Os projetos da Escola Goiana de Desenho Animado também serão lançados no evento, como um festival nacional de animação em 2010.

O produtor e diretor Coelho Nunes destaca que ainda são poucos os realizadores que realmente se dedicam à animação no Estado. “Sem dúvida, não há como deixar de lado os trabalhos praticamente pioneiros de Dustan Oeven e da Mandra Filmes, mas este ano a seleção primou por obras mais recentes. Felizmente, a animação goiana não está mais direcionada para participar do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental de Goiás (Fica), que foi um incentivo importante mas que restringia de certo modo a produção para a mensagem ecológica”, frisa o produtor.

Entre os goianos que participam do evento, ele destaca grupos vindos das artes visuais, como o Empreza, e o trabalho de André Morbeck, que participou da primeira turma da Escola Goiana de Animação. “Tem também o pessoal da Nitrocorpz, com um linguagem de design gráfico bem interessante”, destaca. A animação voltada para o público infantil é lembrada com o trabalho da dupla Thiago Valle e Luis Botosso, que há alguns anos vêm fazendo bons filmes nesta área.

A programação do Dia Internacional da Animação em Goiânia também terá espaço para a história em quadrinhos com o lançamento da Monstro Comics. “A ideia é fazer em história em quadrinhos o que a Monstro Discos fez e faz com as bandas e os festivais, dar espaço à produção alternativa e independente de qualidade”, explica Márcio Jr., um dos sócios-fundadores da Monstro Discos e responsável pelo selo Monstro Comics.

Nos eventos no Goiânia Ouro e no Cineclube Cascavel vão estar disponíveis as primeiras iniciativas da Monstro Comics: a revista Macaco, que inclui trabalhos de autores tarimbados no meio de HQs para adultos como Guazelli e Lauro Roberto. “Este é o número zero da Macaco. No ano que vem queremos ter periodicidade com a revista, trazer outros autores relevantes e também lançar livros. A gente observa que, além das bancas, as HQs, mais simples ou em livros, têm cada vez mais mercado nas livrarias”, diz Márcio Jr.

Ele, que trabalha com música e escreveu e desenhou em fanzines desde o final dos anos 80, diz que está realizando um sonho. “Com a Monstro está sendo possível unir a music pop e as HQs num circuito alternativo e mostrando que isso é viável”, diz o produtor cultural. Com mestrado em música pop e quadrinhos, ele vai lançar no evento a revista A Vida é Mesmo Uma Maravilha, de sua autoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário