terça-feira, 27 de outubro de 2009

Michael Jackson: This is It

O último bis

Documentário This is It: Michael Jackson traz os ensaios para a última série de shows que o popstar iria fazer

Morbidez? A chance de um último adeus dos fãs? O registro final do trabalho de um artista fundamental da cultura pop ou mais uma exploração em busca de um punhado de dólares? O documentário This is It: Michael Jackson, que entra hoje em cartaz em vários países com a promessa de ficar apenas duas semanas em cartaz, levanta todas essas questões. O filme é resultado da edição de mais cem horas de gravação dos ensaios para a derradeira série de shows do cantor, prevista para julho, em Londres.

Michael morreu antes, de um ataque cardíaco provocado por uma overdose de medicamentos, em 25 de junho. A família dele e a organização que controlava a sua carreira deram ao diretor de palco de Michael, Kenny Ortega, a direção do filme, com cenas de ensaios e conversas do artista acertando detalhes para o show.

Os ingressos para a temporada em Londres, 50 apresentações ao todo, já estavam parcialmente vendidos. O diretor era Kenny Ortega, o mesmo de High School Musical, sucesso da Disney. O contrato de US$ 60 milhões para a criação do filme foi fechado entre os herdeiros de Jackson, a empresa AEG Live, que estava promovendo os concertos, e a Sony Pictures. O diretor de palco ficou sendo o mesmo do filme.

Ingressos
Com base na arrecadação do longa-metragem, nas vendas de álbuns e em negócios fechados desde a morte do cantor, os administradores de seu patrimônio esperam gerar mais de US$ 200 milhões de receita até o final do ano. Em algumas cidades, principalmente dos EUA, várias sessões tiveram ingressos esgotados devido às vendas antecipadas. No Japão, mais de US$ 1 milhão em ingressos foram vendidos no primeiro dia em que ficaram disponíveis, um recorde segundo a Sony. A estimativa de arrecadação mundial é de mais de US$ 600 milhões.

Em Goiânia, Herbert de Souza, do Grupo Severiano Ribeiro (Cinemas Flamboyant e Goiânia Shopping), informou que havia vendido até a tarde de ontem 250 ingressos para as sessões de hoje. “É um número bem expressivo, mas o Lua Nova (da saga Crepúsculo), que só tem estreia marcada para 20 de novembro, já vendeu 850 ingressos antecipados. Acho que o pessoal não está sabendo que o filme do Michael Jackson só ficará duas semanas em cartaz. As pessoas têm perguntado muito e deixado para comprar na hora da sessão. As expectativas de público são boas, sim”, afirma o gerente. No Brasil, o filme entra em cartaz em 200 salas e, segundo a Sony, foram vendidos antecipadamente 50 mil ingressos pela internet em todo o País.

Conforme a agência de notícias Reuters, um grupo de fãs de Michael Jackson iniciou uma campanha de “despertar” sobre o filme This is It, alegando que ele esconde os graves problemas de saúde do cantor. No período dos ensaios, de abril a junho, sites na internet divulgavam que o cantor não sabia que teria de fazer tantos shows assim e estaria disposto a cancelar parte da temporada. Ainda segundo a agência de notícias, o diretor Ortega disse que não viu sinais de cansaço excessivo por parte do cantor que denunciasse problemas graves de saúde. Michael Jackson teria ensaiado na noite anterior à sua morte, que, segundo a polícia de Losa Angeles, aconteceu por volta das 13 horas de 25 de junho.

“Eu acho que o filme vai ajudar os fãs a apreciar e entender o que Michael estava colocando em This is It, quais eram seus sonhos, quais eram seus objetivos. É uma história de um mestre de sua arte”, disse Ortega.

Michael Jackson: This is It: EUA/2009
Direção:Kenny Ortega

Nenhum comentário:

Postar um comentário