quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Os Fantasmas de Scrooge

Mais nova animação da Disney, Os Fantasmas de Scrooge traz Jim Carrey se desdobrando em vários papéis

Esqueça o colorido dos enfeites natalinos, as cartas com pedidos de presente enviadas para o Papai Noel e as reuniões familiares com mesas fartas de peru, rabanada e panetone. Para o velho e pão-duro Scrooge, o Natal não deve ser comemorado e é escuro. Afinal de contas, na sua visão, trata-se de uma data na qual as pessoas, principalmente as menos endinheiradas, não têm motivos para celebrar.

A história desse ser humano mal-humorado é o mote de Os Fantasmas de Scrooge, mais nova animação da Disney, que estreia hoje. E quem dá vida a ele é Jim Carrey (O Grinch e Todo Poderoso). O ator, aliás, toma conta do filme: empresta sua voz e sua emoção a outros sete personagens: interpreta Scrooge em todas as fases de sua vida (quando criança, adolescente, adulto e na meia-idade) e os fantasmas que assombram o protagonista.

Para dar conta disso, não é difícil imaginar, o filme aposta em tecnologia. Transformar Jim Carrey em oito só foi possível devido à técnica empregada na animação pelo diretor Robert Zemeckis. Os Fantasmas de Scrooge uniu a imagem e as expressões faciais do ator ao desenho dos personagens animados, criados em computador –a mesma tecnologia pode ser vista em Expresso Polar (2004) e Beowulf (2007), também dirigidos por Zemeckis. Por essa razão, vale assistir ao filme em salas que oferecem exibição em 3D.

A história
Baseado em Um Conto de Natal (A Christmas Carol, em inglês), escrito por Charles Dickens ainda no século 19, o filme mostra a transformação pela qual Scrooge passa ao receber a visita de três fantasmas que o levam para uma estranha viagem do tempo.

Esses seres serão responsáveis pela grande transformação pela qual o velho sovina vai passar. Qualquer semelhança com a história de Tio Patinhas não é coincidência. O mesmo conto inspirou a história do patinho ranzinza. Personagens à parte, vale um aviso a pais e mães: com pitadas de horror, Os Fantasmas de Scrooge pode assustar os pequenos.

Romance gay
Em I Love You Phillip Morris, filme exibido durante a 33ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, Jim Carrey interpreta um personagem totalmente diferente do velho Scrooge. Ainda inédito no circuito comercial americano, o filme deve estrear no Brasil em abril do ano que vem. A demora, segundo os produtores, está relacionada à temática homossexual do longa.

I Love You... conta a história do policial Steven Russel (Carrey), que, depois de se assumir gay, é preso por aplicar uma série de golpes para manter o seu novo e caro estilo de vida. Na penitenciária, ele conhece Phillip Morris (Ewan McGregor), o grande amor de sua vida. Com direção de Glenn Ficarra e John Requa, o filme traz também Rodrigo Santoro, que dá vida a Jimmy, o primeiro namorado de Russel. Os dois protagonizam várias cenas de carinho. (Folhapress)

Os Fantasmas de Scrooge: EUA/2009
Direção: Robert Zemeckis
Elenco: Jim Carrey, Colin Firth, Gary Oldman, Cary Elwes

Nenhum comentário:

Postar um comentário